O fim do concurso público.



Enquanto ouso me aventurar na escrita deste texto, milhares de brasileiros estão sentados em frente de computadores, livros, tablets, smartphones e tudo mais que lhes possa transmitir conhecimento suficiente para o tão sonhado ingresso no serviço público. 

 
 

Não é fácil ser aprovado em um concurso público, pois a concorrência é elevada e o nível de dificuldade das provas só aumenta.  

 
 

Paralelamente a isso, o Governo Federal resolveimplementar medidas que apenas diminuem direitos daqueles que fazem a máquina pública funcionar. Hoje, qualquer tipo de “ajuste” no Estado passa necessariamente pelo ataque aos servidores públicos, os quais, inclusive, foram chamados de parasitas pelo atual Ministro da Economia. 

 
 

Mas, pelo que se nota, não basta a retirada de direitos dos servidores, porquanto tramita no Congresso o Projeto de Emenda Constitucional nº 32/2020, o qual, se aprovado, além de afetar negativamente a vida dos atuais servidores, na prática, estabelecerá o fim do concurso público. 

 
 

Isso porque, pelo texto do projeto, já apreciado em uma comissão especial da Câmara dos Deputados e que teve a relatoria do deputado Arthur Maia (DEM/BA), abre-se a possibilidade de terceirização ampla de atividades e contratação de pessoal de entidades privadas para prestação dos serviços públicos no âmbito de todos os entes federativos. Ou seja, é quase o fim do concurso público! 

 
 

Enquanto ouso a me aventurar na escrita deste texto, aqueles que estão estudando para ingressar no serviço público deveriam voltar seus olhos para o que acontece no Congresso Nacional e lutar para que essa reforma administrativa não passe de um pesadelo, pois, do contrário, a única coisa que lhes restará será o sonho que hoje lhes move a estudar. 

Comentários

  1. Com tantas questões merecendo atenção do Poder Público, voltam-se para uma reforma administrativa que é um retrocesso.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua reflexão! Infelizmente, temos vivido dias difíceis. E com o passar dos dias, vemos que só aumentam as atrocidades implantadas paralelamente ao sonho do serviço público.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu velho par de tênis.

Seja independente.

Escolha bem seus amigos de conduta.