Meu velho par de tênis.

Foi há mais de dez anos. 


Estava passando férias na Bahia, quando ele chegou trazido por meu cunhado Jesuíno, que, salvo engano, o havia ganhado em um sorteio na fábrica onde trabalhava. 


Como quase tudo novo é bonito, ele estava radiante e tinha as cores que mais gosto. Foi amor à primeira vista. 


Aceitei o presente e trouxe-o para o Distrito Federal. 


Daí em diante, passamos a conviver em perfeita harmonia. Era o meu preferido. Onde eu ia, ele ia junto. 

 

Não demorou muito, vi que ele tinha potencial para muito mais. Então, passamos a sair entre duas e três vezes na semana para uma corrida.

  

Sob chuva ou sol, lá estava ele amortecendo impactos, impulsando saltos e suportando meu peso. 


Nunca deixou que meus pés fossem furados por espinhos, cortados por cacos de vidros ou molhados pelas águas das chuvas. Foi um verdadeiro companheiro.

 

Mas, depois de mais de uma década de excelentes serviços prestados, chegou a hora do meu velho e bom amigo de longas corridas se aposentar. 


Nesse período em que passamos juntos, tive namoradas, fiz faculdade, casei e fui agraciado com minhas lindas filhas, além de ter conseguido manter meus 73kg 


Vejam quanta coisa me ocorreu no tempo em que praticava com meu agora velho par de tênis Olimpykus Tube minhas corridas! 


Quando constatei que deveria trocá-lo por outro calçado, deparei-me com o sentimento da saudade. Afinal, em mais de uma década aquele par de tênis foi meu único e fiel companheiro em meus percursos.  


Há laços e sentimentos os quais desenvolvemos por animais e coisas inanimadas que se sobrepõem ao que muitas vezes conseguimos estabelecer em relação a pessoas. 


Não troco meu velho par de tênis, no estado em que se encontra e em que pese aposentado, por algumas pessoas que passaram na minha vida. 


Nele pude sempre confiar. Quando eu mais precisava, ele sempre correspondia às minhas expectativas. Nunca me deixou na mão e, quando ele não pôde mais suportar a “caminhada”, deu-me o aviso que era hora dele parar para que eu prosseguisse. 


Mais vale ter afeto pelo velho par de tênis velho do que qualquer lembrança dos falsos amigos, das ruins namoradas, dos vizinhos fofoqueiros ou dos colegas invejosos. 


De tipo de gente assim, não consigo desenvolver qualquer ligação. Já, do meu par de tênis velho, sempre o guardarei na lembrança. 




Comentários

  1. As memórias são elementos de grande relevância na vida dos seres humanos. Por meio delas, mantemos vivos os momentos e eternizando os acontecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Já tava mais que na hora de aposentar esse coitado desse tênis né seselmo sempre admirei vc pela forma de pensar acho vc um cara inteligente de mais tenho orgulho de dizer que sou seu primo quase irmão

    ResponderExcluir
  3. Essa é a maneira equilibrada de enxergar a utilidade dos bens materiais. Gostei muito do texto apresentado!

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto, me identifiquei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, vc é um cunhado excepcional. Abraços... Deus abençoe sempre vc e a sua família linda...

    ResponderExcluir
  6. De fato meu amigo, as boas lembranças , as boas práticas de experiências ,as boas pessoas, as boas amizades, sao imprescindíveis em nossas vidas . São memoráveis suas palavras, existem alguns provérbios que nos faz refletir a vida. E um deles diz que : -Por mais que sejam feitos de ouro, de nada serve os sapatos, a não ser para calçar os pés! No nosso caso , o tênis. Já tive um assim, que apesar de histórias, trazetos, momentos e marcas diferentes, o meu velho par tênis Rainha system durou 18 anos entre tantos desgastes ,descolagens e colagens ,o que fica, assim como na vida, ñ é valor material, mas sim o valor sentimental, pelas histórias vividas !
    Mas enfim, assim ,como outro que diz :Deque adianta o homem ter tudo, se ele não tem "amigos ", mas por outro lado tem certas amizades que se "desgata" que não dá mais pra ser colada e assim como um velho par de tênis tem que deixado para trás ,na linha do tempo.Agora o mais interessante são aqueles, que ,quando vc mais precisa estarão ali ,prontos para te estender a mão ,com um sorriso ou até mesmo com uma palavra de conforto, como "nosso velho" e bom par tênis ! Suportando e protegendo ...
    Um grande abraço!
    Um grande abraço !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Seja independente.

Escolha bem seus amigos de conduta.